Bem vindo à Massaranduba!
Foi à presença abundante da árvore Maçaranduba que deu a denominação a este município, Massaranduba. Os primeiros imigrantes que chegaram e iniciaram o processo de ocupação definitiva das terras eram Alemães, Italianos, Poloneses e Lusos Brasileiros. Antes da chegada destes havia presença indígena. As ocupações dos imigrantes europeus deram-se possivelmente por volta de 1870. A cidade foi emancipada em 11 de novembro de 1961.
A dedicação do agricultor à rizicultura, com o cultivo do arroz irrigado, deu ao Município de Massaranduba o título de Capital Catarinense do Arroz. Destacam-se também o cultivo da banana, palmeira real, eucalipto, pinus, a criação de peixes em açudes. A principal fonte de geração de empregos está voltada para as indústrias nas áreas de beneficiamento de arroz, têxteis, moveleiras, esquadrias, químicas, plásticas e metalúrgicas. As origens da população se revelam na música, na gastronomia e nas danças folclóricas. As tradições dos imigrantes, que também são cultivadas nos bailes e festas típicas.
As atrações turísticas incluem pesque pague, Hotel Fazenda, Revitacentri (com terapias alternativas) engenhos de cana-de-açúcar e fabricação de cachaça, cachoeiras, edificações antigas, igrejas, grutas e o morro do Santo Anjo.
Os eventos do município são diversos, onde podemos citar as tradicionais festas: de igrejas, de caça e tiro, da Polenta, da Fortaia, a Stammtisch, do Bandonion, Polski Festyn, da Banana e a tradicional FECARROZ (Festa Catarinense do Arroz) realizada de dois em dois anos. Os encontros promovidos pelos Clubes de Trilheiros têm ganhado muita adesão e participação de um grande número de adeptos.